Quando falamos em proporcionar segurança para os seus colaboradores, é fundamental não só pensar na mitigação e na redução de riscos, mas também saber como agir nos casos em que um problema ocorre. Entre as diversas formas de saber como diminuir efeitos e riscos, uma delas é prestar os primeiros socorros rapidamente.
O kit de primeiros socorros para empresa, assim, tem um papel fundamental e deve estar presente em toda a companhia (incluindo ambientes tradicionalmente “mais seguros”, como escritórios — afinal, acidentes também acontecem por ali). Ele é composto de itens básicos e essenciais, como luvas, gazes, soro fisiológico, álcool, tesoura, pinça, curativos, ataduras, talas, termômetros, entre outros.
Para além da exigência legal, segundo a NR 7.5.1, é importante considerar quais são os pontos essenciais para a sua adoção nas corporações. Continue lendo e tire as suas dúvidas sobre o tema.
Traz mais segurança para os colaboradores
Um dos primeiros pontos é que muitas das atividades exercidas pelos colaboradores envolvem riscos. Um simples abrir de um documento com grampos pode já ser o suficiente para causar um ferimento que exige um curativo.
Assim, eles saberão que, caso ocorra algum tipo de inconveniente, mesmo que pequeno, terão todo o amparo por parte da empresa, com a possibilidade de conseguir fazer a assepsia rapidamente. Com isso, eles farão as suas atividades de forma mais tranquila (o que não significa, necessariamente, de forma irresponsável. Afinal, os cuidados preventivos também continuam valendo!).
Permite identificar riscos de lesões graves
Além do que falamos na introdução deste artigo sobre os itens previstos pela legislação para estarem presentes no kit de primeiros socorros, é importante analisar quais são os principais riscos com os quais os profissionais estão envolvidos e ter materiais focados no primeiro atendimento.
Afinal, o kit não resolve apenas questões mais simples, mas auxilia a, por exemplo, estancar feridas mais profundas ou imobilizar uma possível fratura até que um profissional de saúde possa estar presente e, assim, prestar a assistência especializada para a situação. Ao pensarem nessas questões, os gestores responsáveis estão identificando quais são os pontos em que há um perigo de haver lesões graves, a fim de que seja possível minimizar as chances de suas ocorrências — além, é claro, de preparar kits mais eficientes de acordo com as dinâmicas do local.
Proporciona cuidados imediatos
Para entender a dimensão da importância do kit de primeiros socorros, vamos a um exemplo simples. Pense em um canteiro de obras afastado do centro urbano, no qual um colaborador sofra um acidente de trabalho com um item perfurocortante.
Até conduzi-lo para um pronto-socorro (caso seja preciso), é possível haver um profundo desconforto para ele, bem como um aumento dos riscos de inflamações e infecções futuras. Ademais, dependendo da extensão, não seria preciso parar o dia produtivo: um curativo realizado poderia surtir o efeito necessário.
Assim, o kit de primeiros socorros para empresa permite que seja possível ter uma assistência imediata em casos de acidentes e, com isso, trazer maior conforto para o quadro de pessoal. Como você pôde perceber, esse é um ponto fundamental para garantir uma maior segurança no dia a dia. É importante estar atento, no entanto, para compor um kit de excelência. Segundo a legislação vigente, ele deve ter, obrigatoriamente:
- máscara;
- luva descartável;
- gaze;
- óculos de proteção;
- ataduras;
- pinça;
- curativo;
- esparadrapos;
- cotonete;
- bolsas térmicas;
- sabão bactericida;
- tesoura de ponta redonda;
- álcool;
- soro fisiológico, entre outros.
Ter um kit de primeiros socorros para empresa é uma importante forma de prestar um atendimento quando os seus colaboradores precisarem. Assim, são evitados deslocamentos desnecessários e eles passam a estar mais protegidos no dia a dia.
Contudo, é fundamental, também, evitar que eles se exponham a situações de risco.