POLÍTICA DA EMPRESA

GRO

Após feito o levantamento de informações e o diagnóstico, será realizado a elaboração do GRO: GERENCIAMENTO DE RISCOS OCUPACIONAIS. O GRO nos dá condições para que possamos identificar de forma rápida, simples e eficaz, quaisquer ameaça para a saúde do colaborador, seja ela física ou psicológica. Tem por objetivo estabelecer diretrizes e requisitos para o gerenciamento de riscos ocupacionais e as medidas de prevenção em Segurança e Saúde no trabalho, visando o melhor para os colaboradores. Ele servirá como uma bússola.

Para realizar esse gerenciamento de riscos, é de suma importância seguir 4 passos:

1 – Identificação de perigos e riscos – Para isso, é importante compreender dois conceitos muito importantes: risco e perigo.

Risco diz respeito a probabilidade de ocorrência de exposições ocupacionais perigosas e à gravidade dos danos que podem ser causados por essa exposição.

Perigo diz respeito à fonte com potencial de causar algum dano ao colaborador.

Esse primeiro passo consiste justamente em identificar os perigos e riscos em um ambiente de trabalho.

2 – Análise e avaliação dos riscos – Será utilizada uma matriz de risco, onde através de uma análise, poderá ser avaliada a probabilidade e as consequências que determinada fonte de risco poderá oferecer ao colaborador.

3 – Eliminação ou controle – Agora é hora de adotar medidas preventivas para eliminar e/ou controlar as fontes de riscos ocupacionais.

4 – Monitoramento e revisão – Um gerenciamento de riscos completo, não deve parar nos passos anteriores, para assegurar que os riscos não voltem a existir e causar transtornos, é necessário que haja o monitoramento e revisão, assim será possível certificar e avaliar se as medidas tomadas estão de fato sendo eficazes.